Quem Somos

SOBRE A ABRIG

Ética & Transparência

A Abrig é uma associação de profissionais de relações institucionais e governamentais, antes conhecida como Lobby, hoje nomeados como RIG. Uma associação que procura, com ética e transparência, estabelecer regras claras para a profissão, além de buscar o entendimento da sociedade da importância do diálogo entre o público e o privado, necessário para que a própria sociedade tenha voz e suas necessidades atendidas. 

Os profissionais de RIG são uma parte importante da democracia e podem e devem trabalhar com transparência e às claras, com regras estabelecidas e conhecidas por todos. Assim, toda a sociedade ganha e o Brasil entra em um patamar em que dezenas de outros países desenvolvidos já estão.

BIE - Banco de imagens externas - Amanhecer no Congresso Nacional. 

O Congresso Nacional é o órgão constitucional que exerce, no âmbito federal, as funções do Poder Legislativo, quais sejam, elaborar/aprovar leis e fiscalizar o Estado Brasileiro (suas duas funções típicas), bem como administrar e julgar (funções atípicas). O Congresso Nacional é bicameral, sendo composto por duas Casas: o Senado Federal, integrado por 81 senadores, que representam as 27 unidades federativas (26 estados e o Distrito Federal), e a Câmara dos Deputados, integrada por 513 deputados federais, que representam o povo. 

Foto: Pedro França/Agência Senado

PILARES DE ATUAÇÃO

BUSCAMOS O INTERESSE PÚBLICO, POR ISSO TEMOS COMO PILARES:

Relacionamento

O network é um ativo que deve ser explorado entre os profissionais de RIG. Por isso, a Abrig promove seminários, encontros e debates para que os profissionais possam formar redes de relacionamento e apoio mútuo.

Regulamentação

Apoiamos uma formalização que contribua com a transparência e o fortalecimento do diálogo entre o público e o privado. Há dezenas de normas que tipificam o ilícito na relação entre o público ou o privado, mas não observamos nenhuma que esclareça objetivamente como possa se desenvolver essa relação.

Comunicação

Não teremos um mercado organizado se não houver capacitação. A Abrig oferece diversos cursos, como o Curso de Extensão Abrig/IEL-CN, e conta ainda com cursos rápidos, setorial e Internacional. Seus parceiros estratégicos são APEX, CNDL, FIESP, SRB, entre outros.

Capacitação

A sociedade necessita estar informada do que é legal, legítimo, producente e participar da construção das políticas públicas. Justamente por isso que lançamos a primeira revista dedicada exclusivamente ao tema no mundo.

EM 2018 A ABRIG DEFINIU SEUS VALORES:

Valores, Planejamento Estratégico e Pilares de Atuação

DIÁLOGO + ÉTICA + TRANSPARÊNCIA, INTERESSE COLETIVO, DEMOCRACIA, LEGALIDADE.

Todas as ações da Abrig perpassam os seguintes pilares de atuação:

Capacitação: não teremos um mercado organizado se não houver capacitação. A Abrig oferece diversos cursos, como o Curso de Extensão Abrig/IEL-CN. E conta ainda com Cursos Rápidos, Setorial e Internacional, seus parceiros estratégicos são APEX, CNDL, FIESP, SRB entre outras.

Comunicação: a sociedade necessita estar informada do que é legal, legítimo, producente e participar da construção das Políticas Públicas. Justamente, por isso, lançamos a primeira revista dedicada exclusivamente ao tema, no mundo.

Formalização: apoiamos uma formalização que contribua com a transparência e o fortalecimento do diálogo entre o público e o privado. Há dezenas de normas que tipificam o ilícito na relação entre o público ou o privado, mas não observamos nenhuma que esclareça objetivamente como possa se desenvolver essa relação.

Relacionamento: o network é um ativo que deve ser explorado entre os profissionais de RIG. Por isso, a Abrig promove seminários, encontros e debates para que os profissionais possam formar redes de relacionamento e apoio mútuo.

POLÍTICAS PÚBLICAS

Temas Prioritários para 2019

A partir da inclusão da atividade na CBO, que reconheceu que os profissionais de RIG são especialistas em políticas públicas, a Abrig decidiu definir anualmente temas transversais que sejam importantes para o desenvolvimento econômico, social e de RIG no Brasil.
 
Para 2019, os Associados da Abrig definiram 4 temas como prioritários:
 

• Regulamentação da Atividade de RIG – apoiar regras claras que reforcem o debate.

• Corrupção se combate com Educação – evoluir na conscientização da população.

• Desestatização – diminuir a presença do estado na economia e reduzir a burocracia.

• Insegurança Jurídica – menos leis, mais estabilidade das instituições. A cada dia útil, são editadas 740 novas normas somente no Diário Oficial da União, criando uma insegurança para investidores, o que é péssimo para o Brasil. Países mais desenvolvidos, como a Dinamarca ou a Noruega, aprovam menos do que 5 leis por ano.

TEXTO PARA DISCUSSÃO

PERCEPÇÕES SOBRE A REGULAMENTAÇÃO DO LOBBY NO BRASIL

Desde 1984, com o saudoso Senador Marco Maciel introduzindo a discussão da regulamentação do Lobby em uma primeira iniciativa pública que o Brasil tem muito avançado no assunto. Esse estudo do IPEA mostra como as convergências e divergências sobre o assunto vêm evoluindo de lá para cá. Entender toda a complexidade da profissão de RIG é fundamental. Não deixe de ler.

Diretoria Estatutária 2018-2019

Nossa diretoria

GuilhermeCosta

Guilherme Costa

Presidente
AngelaRehem

Angela Rehem

Vice-presidente
StellaCruz

Stella Cruz

Vice-presidente
MauroFalsetti

Mauro Falsetti

Vice-presidente
JackCorrea

Jack Corrêa

1o Vice-presidente
JoaoHenrique

João Henrique

Vice-presidente
IvoniceCampos

Ivonice Campos

Vice-presidente
MarcosLima

Marcos Lima

Vice-presidente
RenaultCastro

Renault Castro

Vice-presidente
MarceloMoraes

Marcelo Moraes

Vice-presidente
MarceloTognozzi

Marcelo Tognozzi

Vice-presidente
LuizHenrique

Luis Henrique

Vice-presidente
CesarGaliza

Cezar Galiza

Coordenador
Comitê de Admissão
IvoniceCampos

Ivonice Campos

Coordenadora
Comitê Institucional e Prêmio Marco Maciel
CarolinaVenuto2

Carolina Venuto

Coordenadora
Comitê Jovem RIG
mulher-1024x626

(a designar)

Coordenadora
Comitê Pessoa Jurídica
LuizHenrique

Luiz Henrique

Coordenador
Comitê de Regulamentação