Eventos

 

Prêmio Marco Marciel

 
 

 

A ABRIG acaba de lançar o Regulamento da Edição Especial 2020 do Prêmio Marco Maciel – Ética e Transparência na Relação Público-Privado.  
O documento estabelece as normas relativas às condições para participação, inscrição, formatação e entrega dos trabalhos, além dos critérios de julgamento e categorias do Prêmio, que neste ano reconhecerá iniciativas relacionadas às boas práticas de conduta e governança nas relações público-privadas, que tenham contribuído para minimizar os efeitos da Pandemia da COVID-19.
Instituído em 2017, em comemoração aos 10 anos de fundação da ABRIG, o Prêmio Marco Maciel possui abrangência nacional, e neste ano será concedido para as seguintes categorias: Responsabilidade Social, Preservação e Promoção de Empregos e Renda, Ações em Instituições de Ensino  e Jornalismo sobre Atividade de RIG na pandemia. 
 


Clique e acesse o regulamento.

 

 

Atribuímos como nosso ponto forte de boas práticas na área de atuação, a criação do Prêmio Marco Maciel. A premiação acontece anualmente na Praça dos Três Poderes e conta com a participação de diversas autoridades e empresas. Esse Prêmio reconhece e dá visibilidade às Boas Práticas de RIG e tem como objetivo premiar ações éticas e transparentes na relação público-privado.


Idealizado pela Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais - ABRIG, o Prêmio Marco Maciel: Ética e Transparência entre o Público e Privado é uma premiação com abrangência nacional e periodicidade anual, tendo sua primeira edição no ano de 2018, a qual foi instituída com a finalidade específica de, difundir a importância da atividade de Relações Institucionais e Governamentais no Brasil, premiando instituições que, por intermédio de personalidades, profissionais, acadêmicos, autoridades públicas e jornalistas venham a colaborar com o fortalecimento da atividade.



 

Agendas com regional de São Paulo e Campinas reforçam parcerias entre ABRIG e representantes do setor público e privado

 

 

 

A última semana foi muito movimentada e produtiva para a ABRIG no Estado de São Paulo. Carolina Venuto, presidente da entidade, esteve na capital paulista e em Campinas, entre os dias 13 e 17 de outubro, para diversas agendas, organizadas pelos diretores regionais da associação na capital paulista e no interior, Rafael Bernardi e José Eduardo Camargo.
De acordo com o diretor Regional da ABRIG em São Paulo Capital, Rafael Bernardi, a agenda foi “extensa, produtiva e muito interessante, na qual a ABRIG expôs um pouquinho do trabalho e dos valores da entidade como uma interlocutora de políticas públicas no Brasil”, explicou. Bernardi relatou uma visita à vereadora Janaína Lima, candidata à reeleição pelo partido Novo, na qual foram tratadas políticas públicas para o município de São Paulo e sobre discussões sobre a regulamentação da atividade de RIG.
Também foram feitas na capital paulistana reuniões para apresentações institucionais da ABRIG ao Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Relações Empresariais Internacionais – IBREI, na pessoa de seu presidente, Maurício Prazak, e vice-presidente, Arthur Martinho, bem como à Organização Brasileira de Mulheres Empresárias – OBME, na pessoa de sua presidente, Lilian Schiavo. “Aproximar a ABRIG de outras entidades da sociedade civil ajuda a esclarecer e a desmistificar a atividade de RIG, sendo as relações empresariais internacionais e o empoderamento feminino pautas igualmente relevantes para a nossa entidade”, acrescentou a presidente Carol Venuto.
José  Eduardo Camargo, que é diretor Regional da ABRIG no Interior de São Paulo, relatou uma reunião na Maciel Neto Advocacia, em Campinas. “Fomos recepcionados pelo anfitrião Dr. Pedro Maciel Neto e contamos com a presença do Dr. Antonio Carlos Sacilotto, diretor da AGEMCAMP. Apresentamos a Abrig de forma institucional, bem ampla, e nossa presidente, Carol Venuto, nos trouxe informações atualizadas sobre o andamento do marco regulatório do RIG. Falamos, ainda, sobre a importância da participação dos profissionais de RIG, não somente das empresas privadas de Campinas, como também das empresas públicas de Campinas e Região’’, explicou o diretor.
Também foi feita uma visita a outro escritório de advocacia da região, Moraes Bueno De Aguiar, onde as dras. Ana Claudia de Aguiar e Carolina de Aguiar receberam a diretoria da Abrig para um debate sobre a atividade de RIG e as expectativas vindouras para este mercado. Foi realizada a assinatura de um termo de Convênio de Cooperação Institucional entre a ABRIG e a Câmera de Comercio Exterior de Campinas e Região, onde fomos recebidos pelo presidente Márcio Barbado e por representantes da sociedade civil, autoridades, representantes de entidades de classe e empresários de diversos setores para a assinatura do convênio e uma conversa ampla sobre as atividades de RIG (relações institucionais e governamentais) que a ABRIG irá promover em Campinas com o apoio das entidades de classe, iniciando tais atividades através do convênio celebrado com CCCER.
‘Fico muito alegre e muito satisfeito com a agenda que tivemos neste dia 15 de outubro, com representantes de entidades de classe, autoridades e também sociedade civil aqui da região de Campinas, em diversas reuniões realizadas tive a alegria de perceber que estamos caminhando cada vez mais para um diálogo aberto, transparente, de forma que cidadãos, sociedade civil organizada, empresas privadas e obviamente o poder público, possam cada vez mais se comunicar e gerar entendimento e diálogo de forma transparente’’, afirmou o diretor Regional José Eduardo Camargo.
Rafael Bernardi conta que a semana foi fechada com uma visita à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), juntamente com o presidente, Dr. Paulo Skaf. “Pudemos discutir sobre propostas e projetos para a cidade de São Paulo, e fizemos uma união de parcerias, de forças na discussão de políticas públicas. Foram agendas totalmente propositivas e eficientes, que visam unicamente disseminar o profissional de RIG como interlocutor nessa ponte de público e privado’’, disse.
A presidente Carol Venuto fez um agradecimento especial aos diretores e equipes da ABRIG no estado, pela ótima recepção e organização da agenda de eventos. “Foi uma semana muito produtiva, a ABRIG está crescendo graças ao trabalho de profissionais de alto nível e de membros competentes e comprometidos com a atividade de RIG”, afirmou.

Anuário Origem 2020






A ABRIG é uma das co-realizadoras do Anuário ORIGEM, iniciativa pioneira e já consagrada como referência do mercado profissional de Relações Institucionais e Governamentais no Brasil. O anuário é um verdadeiro “Quem é Quem”, que reúne as melhores lideranças dos profissionais da área no País.

ABRIG e ABNT apresentam guia para atividade de Relações Institucionais Governamentais

Documento é novo parâmetro para prática de relações entre representantes da sociedade civil e todos os Poderes do Estado


A ABRIG (Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais) e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) lançaram nesta terça-feira, dia 25/8, um guia de Práticas Recomendadas para a atividade de RIG. O lançamento ocorreu em um evento semipresencial, com um Webinar realizado na sede da ABNT, e uma solenidade na Casa de Chá, localizada na Praça dos Três Poderes, em Brasília.


O documento é um Guia de Boas Práticas, referência para os profissionais de Relações Institucionais e Governamentais (RIG), que começou a ser discutido em 2019. O texto tem como referência os documentos oficiais cedidos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), além de grupos de outros países e da própria ABRIG.


O consenso entre os participantes no Webinar é de que o Guia é será um instrumento importante nesse momento em que o Brasil necessita reforçar o diálogo ético e transparente entre a sociedade e seus representantes, tendo em vista que o diálogo com base em valores éticos e morais é o caminho das relações institucionais e governamentais de um país democrático.

Reuniões

Em 2019, ocorreu a 2ª edição do Prêmio Marco Maciel – Abrig 

Em 2018, ocorreu a 1ª edição do Prêmio Marco Maciel – Abrig

=