ABIPTI vence na categoria "RIG na Sociedade Civil Organizada" do Prêmio Marco Maciel 2022

A Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação - ABIPTI, em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - FAPDF, implantou o Conectando-DF. O projeto promove diversos debates virtuais, com o objetivo de incentivar o empreendedorismo inovador no Distrito Federal.


A Abrig realizou entrevistas com representantes de todas as instituições vencedoras nas sete categorias do Prêmio Marco Maciel 2022. Confira abaixo o que disse o representante da ABIPTI sobre a conquista do 1º lugar na categoria "RIG na Sociedade Civil Organizada".


ABRIG: O Prêmio Marco Maciel premia as melhores práticas na atividade de Relações Institucionais e Governamentais. Do ponto de vista profissional e da instituição que você representa, qual a importância de receber esse reconhecimento?


REPRESENTANTE DA ABIPTI: O case que submetemos e com o qual fomos premiados, evidenciou a dificuldade de estabelecer relacionamento entre empresas e academia, razão pela qual é tão difícil gerar inovação no Brasil (produzimos muita ciência, mas pouca inovação). O prêmio reconhece publicamente o esforço realizado para estabelecer esse relacionamento e, assim, ajudar no direcionamento da pesquisa com vistas à resolução de problemas empresariais reais.


ABRIG: Fale brevemente sobre seu case vencedor.


REPRESENTANTE DA ABIPTI: O Conectando-DF é um projeto formado por três produtos. O primeiro é o Inovação em Debate, que é um conjunto de palestras que mostra a inovação e a evolução de um setor da economia. O segundo produto é o Workshop de Soluções, no qual são debatidas as dificuldades que cada setor da economia tem e que podem ser resolvidos com tecnologia ou melhoria de processos. O terceiro produto é Gestão de Soluções, parte em que as dificuldades relacionadas são encaminhadas aos institutos de pesquisa e startups para que sejam desenvolvidos na forma de produtos inovadores. Aplicamos essa metodologia nos setores de TIC, Construção Civil, Vestuário, Alimentação, Bares & Restaurantes, Mobiliária, Beleza e Turismo. 


ABRIG: Como o trabalho que você inscreveu contribui para a sociedade e/ou para fortalecer a atividade de relações institucionais e governamentais?


​REPRESENTANTE DA ABIPTI: Criamos uma metodologia de desenvolvimento de inovação que quebra as resistências naturais dos micros e pequenos empresários, ao ouvi-los geramos proposta de soluções para seus problemas. Já colecionamos dezenas de propostas de projetos que estão sendo avaliadas e desenvolvidas por Institutos de Pesquisa e por startups.

-

Clique aqui para acessar a íntegra do case Conectando-DF.


case da ABIPTI foi inscrito no Prêmio Marco Maciel 2022 por Paulo Foina, presidente da Associação.


** Os artigos/entrevistas publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista da Abrig.