Segundo Fernanda Arraes, o uso da programação pode ser usado como forma de apresentação eficiente dentro das relações institucionais e governamentais
A Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (ABRIG) apresenta o dashboard de Participação Feminina nas Eleições Municipais 2024, desenvolvido por Fernanda Arraes, associada e membra do Comitê Mulher da ABRIG. O painel interativo oferece uma análise detalhada da presença das mulheres nas eleições deste ano, com base em dados históricos e no perfil das candidaturas de 2024.
Segundo Fernanda, o objetivo do dashboard é “visualizar de maneira clara e detalhada a evolução da participação feminina nas eleições municipais ao longo do tempo, destacando especificamente o perfil das eleições de 2024. Ele oferece insights sobre o crescimento ou estagnação na quantidade de candidaturas e eleitas, facilitando a identificação de tendências e áreas onde políticas de incentivo à inclusão feminina podem ser mais eficazes.”
Para a área de relações governamentais e institucionais, o mapeamento é uma ferramenta relevante na formulação de políticas que incentivem a inclusão feminina nos espaços de poder. "Embora a participação e inclusão feminina ainda estejam longe do ideal, acompanhar a evolução desse cenário é essencial. O dashboard permite identificar tanto os avanços quanto os pontos de estagnação, fornecendo uma base sólida para a criação de estratégias mais eficazes", acrescenta Arraes.
A ABRIG reforça a importância de monitorar e promover a representatividade feminina nas eleições e no cenário político brasileiro, oferecendo uma base de dados sólida para estudos e ações futuras.
Para acessar o dashboard é só clicar aqui.