Abrig realiza primeira reunião de gestão para o biênio 2026–2027

A Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig) realizou, nesta terça, a 1ª reunião da nova diretoria para o biênio 2026–2027. O evento reuniu os dirigentes e a presidência, marcando o início de um novo ciclo institucional da entidade.


A nova gestão será presidida por Jean Carlo de Castro, tendo como 1ª vice-presidente Francine Moor. Os outros vice-presidentes da gestão 2026–2027 são: Ariela Zanetta Simoni, César Galiza, Cynthia Cury, Délcio Sandi, Gustavo de Lima Cezário, Lorrayne Cristina Lucena Rosa, Pablo Cesário, Rafael Favetti, Roberta Rios Bosco Soares e Tacyra Valois Nery.


Durante o encontro, Jean Castro destacou os desafios e prioridades da nova gestão, com foco no fortalecimento da atividade de Relações Institucionais e Governamentais, na valorização dos profissionais da área e no diálogo com os Poderes.


“Iniciamos este novo ciclo com responsabilidade e compromisso com o fortalecimento da Abrig. Precisamos levar adiante a aprovação da nossa regulamentação e olhar atentamente para a recente legislação que entrou em vigor em Portugal, bem como para o momento histórico da relação estabelecida entre o bloco europeu e o Mercosul, seus impactos e oportunidades no ambiente das relações institucionais e governamentais. Também teremos uma agenda intensa, com cursos, missões internacionais e grandes eventos em todo o Brasil”, afirmou o presidente da Abrig, Jean Castro.


A diretoria numerada da Abrig para o biênio 2026–2027 é composta por Beatriz Silva de Barros Freire, como 1ª secretária; Breno Medeiros Guimarães, como 2º secretário; Julien Machado da Silva Dutra, como 1º tesoureiro; e Josbertini Virginio Clementino, como 2º tesoureiro.


Já a diretoria eleita da Abrig é formada por Ana Maria Santos Fidelis, Ana Paula Duarte Ramos, Antônio Altair Ribeiro, Fabiany Moreira Aguiar, Giuliana Franco, Jorge Lima, Lauro Anhenzini, Luciana Franco Goelzer, Marcelo Bechara Hobaika, Mariana Castro, Noemi Araújo Lopes e Rafael Bernardi Silva.


No âmbito do Conselho Fiscal para este biênio, será presidido por Karoline Lima Pereira, tendo como membros Rafael Piva Neves e Ricardo Saboya Miranda, além dos suplentes Jonas Tadeu Cau Sertório, Luana Magalhães Polónia e Miguel Gerônimo.


O Conselho de Ética será comandado por Paulo Castelo Branco e conta com a participação de Guilherme Favetti e Marcos de Castro Lima.


O Conselho Superior é formado por Antônio Augusto de Queiroz, Antônio Marcos Umbelino Lôbo, Carlos Alberto Cidade, Carolina Amaral Venuto, Cícero Marcus de Araújo, Eduardo Fayet, Evandro Herrera Bertone Gussi, Ivonice Aires Campos Dias, Lucien Belmonte, Luiz Antônio Flecha de Lima, Marcio Chalegre Coimbra, Marco Antônio de Oliveira Corradi, Marcos Borges de Castro, Rodrigo Moraes, Rosilda Prates e Victor Bicca Neto.


As diretorias regionais são representadas por Josbertini Virginio Clementino (Ceará), Guilherme de Castro Couto Santos (Minas Gerais), Luciana Franco Goelzer (Rio Grande do Sul), Rafael Davi Campos (Santa Catarina), Rafael Arantes (São Paulo) e Cynthia Cury (São Paulo – Interior).


As diretorias de linha da Abrig para o biênio 2026–2027 são compostas por César Carlos Wanderley Galiza, na Diretoria Executiva; Rafael Bernardi Silva, na Diretoria Jurídica; e Marcelo Bechara Hobaika, na Diretoria de Relações Institucionais.


As diretorias nomeadas incluem Antônio Altair Ribeiro, na Diretoria de Responsabilidade Social; Eduardo Alves Fayet, na Diretoria de Assuntos Estratégicos e Comunicação; Fabiany Moreira Barbosa de Melo Aguiar, na Diretoria de Regulamentação; Lorrayne Cristina Lucena Rosa, na Diretoria de Relações com Legislativos Estaduais e Municipais; Marcelo Almeida, na Diretoria de Inovação e Tecnologia em RIG; e Márcio Chalegre Coimbra, à frente da Diretoria de Capacitação e da Diretoria de Relações Internacionais.


A Secretaria de Mídias Internacionais, vinculada à Diretoria de Relações Internacionais, será conduzida por Thomaz Pires de Campos Martins.


** Os artigos/entrevistas publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista da Abrig.