Abrig reforça compromisso com o Marco Regulatório ESG e assina protocolo de engajamento

A Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig) assinou, nessa quinta-feira (20), um protocolo de engajamento aos 20 Princípios Norteadores para o Desenvolvimento Sustentável, uma estrutura que orientará o Marco Regulatório ESG no Brasil, conhecido como Programa ESG20+. O ato ocorreu na sede do Instituto Global ESG, em Brasília (DF) e o Vice-Presidente da Abrig, Eduardo Fayet, representou a entidade no evento.


A Associação reafirma a atuação estratégica na agenda ESG ao promover, junto ao Instituto Global ESG e ao Movimento ESG na Prática, o lançamento da Consulta Pública ESG20+. O objetivo da iniciativa, que ocorre no dia 25 de fevereiro, em Brasília, é estruturar um Marco Regulatório do ESG para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil, permitindo que especialistas, setor produtivo e sociedade civil contribuam para a formulação de normativas mais eficazes e alinhadas à realidade nacional.


Além de coordenar a consulta pública, a Abrig fortaleceu o compromisso com a pauta ESG por meio da adesão oficial aos 20 Princípios Norteadores para o Desenvolvimento Sustentável. Os princípios estabelecem diretrizes para áreas como transição energética, economia circular, governança ética, justiça climática e combate ao greenwashing.


A plataforma da consulta pública estará aberta por 30 dias, coletando sugestões sobre legislações e regulações federais, estaduais e municipais. O intuito é mapear lacunas, propor melhorias e consolidar diretrizes que fortaleçam a implementação dos princípios ESG. Ao término do processo, as contribuições serão apresentadas à Frente Parlamentar ESG na Prática (FPESG) e à Rede ESG, servindo de base para novas políticas públicas e regulações.


Jean Castro, Presidente da Abrig, destaca que a iniciativa é essencial para profissionais de relações institucionais e governamentais: “Essa consulta nos permite ouvir quem lida diretamente com ESG e sustentabilidade, garantindo que essa agenda seja implementada de forma prática e eficiente no Brasil”. 


O evento de lançamento ocorrerá no Salão Nobre Kofi Annan, na sede do Instituto Global ESG, em Brasília, com transmissão pelo canal do YouTube da TV Global ESG. Parlamentares, especialistas e representantes de empresas e organizações envolvidas na pauta ESG também marcarão presença.
A expectativa é que os resultados da consulta sirvam como base para a formulação de novas normativas e diretrizes que consolidem a governança socioambiental no país.


Moção de Honra e Louvor


Em novembro de 2024, a Abrig foi homenageada no Instituto Global ESG, em Brasília, com uma Moção de Honra e Louvor concedida pelo próprio Instituto, pelo Movimento Interinstitucional ESG na Prática e pela Frente Parlamentar ESG na Prática do Congresso Nacional. A honraria destacou a contribuição estratégica da Abrig na promoção de práticas sustentáveis e seu impacto em todo o Brasil e em diversas partes do mundo, consolidando-a como referência em inovação e desenvolvimento socioambiental.


Expansão dos esforços da Abrig no ESG


A Abrig segue ampliando e consolidando as iniciativas estratégicas em ESG, reforçando um compromisso que já se reflete na criação da categoria ESG no Prêmio Marco Maciel e na estruturação da Diretoria de ESG, liderada por Katiane Gouveia. Essas ações estratégicas mostram a atuação ativa na promoção de boas práticas, contribuindo para o fortalecimento da governança socioambiental e regulatória no Brasil.


** Os artigos/entrevistas publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista da Abrig.