Case da Celepar é vencedor na categoria "RIG em Organização Pública" do Prêmio Marco Maciel 2022

A Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná - Celepar já atendeu mais de 10 mil pessoas no Programa de Inclusão Digital e Social da Pessoa Idosa, capacitando idosos no uso da tecnologia e, com isso, obtendo aumento significativo na qualidade de vida dessa população. 


A Abrig realizou entrevistas com representantes de todas as instituições vencedoras nas sete categorias do Prêmio Marco Maciel 2022. Confira abaixo a seguir disse a representante da Celepar sobre a conquista do 1º lugar na categoria "RIG em Organização Pública".


ABRIG: O Prêmio Marco Maciel premia as melhores práticas na atividade de Relações Institucionais e Governamentais. Do ponto de vista profissional e da instituição que você representa, qual a importância de receber esse reconhecimento?


REPRESENTANTE DA CELEPAR: Nós da Celepar – Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná, a qual represento, entendemos como grande a importância em receber o Prêmio Marco Maciel 2022. Além do reconhecimento ao nosso trabalho, coroa uma árdua caminhada iniciada em 2013 com os Cursos de Internet e Redes Sociais para Pessoas Idosas (em Computadores) e depois, com a evolução tecnológica, a partir de 2016, os Cursos Básicos de Smartphone. A premiação prova que estamos no caminho certo, nos motivando a persistir com ações e práticas sempre voltadas para melhorar a vida do cidadão, inserindo-os na sociedade através das tecnologias utilizadas para acessar os diversos serviços disponibilizados pelas instituições privadas e governamentais.


ABRIG: Fale brevemente sobre seu case vencedor.


REPRESENTANTE DA CELEPAR:  O Programa de Inclusão Social e Digital da Pessoa Idosa da Celepar e do Governo do Estado oferece o Curso Básico de Smartphone. Acontece desde 2016, sempre organizado com uma carga horária de 9 horas, distribuídas em 3 horas por 3 dias, com o objetivo de capacitar as pessoas no uso básico dos dispositivos móveis, abordando temas como configurações, funções de telefonia, internet, e-mail, maps, redes sociais como o WhatsApp, aplicativos de serviços públicos e de mobilidade, usufruindo da tecnologia para cumprir o nosso propósito de melhorar a qualidade de vida do cidadão de maneira simples, leve e divertida. Com mais de 10 mil pessoas idosas atendidas, contamos com parcerias públicas, a exemplo da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), assim como iniciativas privadas, associações, igrejas e instituições de ensino para a sua realização em todo Paraná de maneira gratuita e acessível.


ABRIG: Como o trabalho que você inscreveu contribui para a sociedade e/ou para fortalecer a atividade de relações institucionais e governamentais?


REPRESENTANTE DA CELEPAR: Sabendo que governos e instituições investem cada vez mais em tecnologia, o nosso Programa de Inclusão Social e Digital da Pessoa Idosa é amplo e vai ao encontro das necessidades daqueles que não viveram as tecnologias atuais. O que não significa que as pessoas precisem dominar todos os aplicativos existentes, mas conversar com um amigo em uma chamada de vídeo em vez de mensagem de texto ou usar as redes sociais, por exemplo, pode ajudar diversificando as formas de comunicação com uma sociedade em que o acesso à informação depende cada vez mais do digital.


Descobrir outras aplicações, como um site de compras on-line, um serviço governamental como o e-Gov ou e-Título, enviar e receber e-mails, conhecer os recursos de comunicação como plataformas on-line e smartphones, tudo isso exige minimamente estarmos dispostos a experimentar novas tecnologias que podem facilitar as necessidades cotidianas e aumentar a capacidade de adaptação para aprender novos processos. Assim, a Celepar se compromete a melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.


Desde já, agradecemos o reconhecimento do nosso case com o 1º lugar no Prêmio Marco Maciel 2022 e à Abrig parabenizo por toda organização do evento realizado em 20 de setembro de 2022. Gratidão!

-

Clique aqui para acessar a íntegra do case  Programa de Inclusão Digital e Social da Pessoa Idosa.


O case da Celepar foi inscrito no Prêmio Marco Maciel 2022 por Dircélia Alessi, coordenadora de Sustentabilidade Social da instituição.


** Os artigos/entrevistas publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista da Abrig.