Com case Lobby Social, Ibmec Brasília leva troféu do PMM 2022 na categoria "Instituições de Ensino em RIG"

O Lobby Social é um projeto pro bono que defende interesses sociais alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela ONU. O Ibmec Brasília é um dos idealizadores do projeto e sua principal atuação tem sido contribuir com a mediação da relação entre as cooperativas de catadores de materiais recicláveis do Distrito Federal e o poder público.


A Abrig realizou entrevistas com representantes de todas as instituições vencedoras nas sete categorias do Prêmio Marco Maciel 2022. Confira abaixo o que disse o representante do Ibmec Brasília sobre a conquista do 1º lugar na categoria "Instituições de Ensino em RIG".


ABRIG: O Prêmio Marco Maciel premia as melhores práticas na atividade de Relações Institucionais e Governamentais. Do ponto de vista profissional e da instituição que você representa, qual a importância de receber esse reconhecimento? 


REPRESENTANTE DO IBMEC: Para nós, do Ibmec, é muito gratificante receber o prêmio Marco Maciel pelo projeto Lobby Social, pois é um projeto que traz impactos positivos em sustentabilidade, capacitação e reputação. É um projeto que levou muito tempo para se tornar realidade e graças ao envolvimento de diversas pessoas que se engajaram e fizeram acontecer.


ABRIG: Fale brevemente sobre seu case vencedor. 


REPRESENTANTE DO IBMEC: O projeto reúne estudantes e professores para trabalharem de maneira pro bono para defender interesses de grupos vulneráveis em políticas públicas relacionadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.


Com isso, alcançamos o primeiro objetivo do projeto, que é proporcionar que profissionais experientes e que trabalham para multinacionais possam prestar um trabalho social para quem é mais carente. Dessa forma, invertemos e lógica natural do lobby – de ser uma atividade restrita a grandes grupos empresariais em razão do alto custo para financiar uma estrutura de profissionais. No Lobby Social, o lobista da multinacional atende pro bono o grupo vulnerável. 


Outra realização do projeto é proporcionar capacitação para jovens que desejam ingressar no mercado de RIG e encontram muitas restrições por ser uma área que demanda alguma experiência prévia. Nosso foco é selecionar estudantes com pouca experiência e menores chances de acesso a cursos pagos, para fornecer a ele o conhecimento e a experiência de atuar ao lado de profissionais veteranos, dando a eles mais diferenciais para que eles possam ser mais competitivos nos processos de seleção.


E, por fim, alcançamos um objetivo relacionado à reputação da atividade: termos boas histórias para contar sobre lobby e mostrar como o trabalho técnico e ético é capaz de trazer mudanças sociais positivas. A grande mídia ainda relaciona muito (e equivocadamente) o lobby com corrupção. O trabalho nessa frente é termos pautas positivas que possam ser relacionadas à atividade, mostrando ao cidadão comum uma face pouco explorada do lobby, e bastante enobrecedora.


ABRIG: Como o trabalho que você inscreveu contribui para a sociedade e/ou para fortalecer a atividade de relações institucionais e governamentais? 


REPRESENTANTE DO IBMEC: Hoje, o projeto tem grupos em DF, GO e SC, atendendo respectivamente grupos de catadores de recicláveis em pautas de coleta seletiva, quilombolas em pautas de conectividade e jovens carentes em pautas de empregabilidade e conta, também, com o apoio das instituições: Pensar RelGov, Universidade Federal de Goiás, Sigalei, Integra RelGov, Dicar Mulheres em RIG e Profissão RelGov.


Receber o prêmio, além de ser um grande reconhecimento, contribui para que mais e mais pessoas conheçam o projeto e, com isso, possamos consolidar ainda mais os objetivos de sustentabilidade, capacitação e reputação.

-

Clique aqui para acessar a íntegra do case  Lobby Social.


case do Ibmec Brasília foi inscrito no Prêmio Marco Maciel 2022 por Ricardo Caichiolo, diretor da instituição.


** Os artigos/entrevistas publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista da Abrig.