Com o case FA.VELA, Itaú conquista 1º lugar na categoria "RIG em Organização Privada ou Mista" do Prêmio Marco Maciel 2022

Da parceria entre o Itaú Unibanco e o FA.VELA, hub de educação empreendedora, digital e inclusiva, surgiu o FA.VELA ESCOLA. O projeto completo contou com 12 podcasts, diversas aulas on-line e três e-books, cujo objetivo é impulsionar a transformação digital de nano e pequenos empreendimentos e oferecer educação empreendedora de qualidade em todo o Brasil.


A Abrig realizou entrevistas com representantes de todas as instituições vencedoras nas sete categorias do Prêmio Marco Maciel 2022. Confira abaixo a seguir disse o representante do Itaú Unibanco sobre a conquista do 1º lugar na categoria "RIG em Organização Privada ou Mista".


ABRIG: O Prêmio Marco Maciel premia as melhores práticas na atividade de Relações Institucionais e Governamentais. Do ponto de vista profissional e da instituição que você representa, qual a importância de receber esse reconhecimento?


REPRESENTANTE DO ITAÚ UNIBANCO: O Prêmio Marco Maciel é um dos únicos prêmios do país sobre Relações Governamentais e Institucionais, focado em ética e transparência nas relações de trabalho público e privado. Possui abrangência nacional e periodicidade anual e foi instituído com a finalidade de difundir a importância da atividade de RIG no Brasil. A premiação e a divulgação das empresas vencedoras mostram as boas práticas das parcerias público-privadas e incentiva empresas a realizar novos projetos e compartilhar suas experiências. Para nós, Relações Governamentais do Itaú Unibanco, foi uma honra fazer parte desse processo. Receber esse reconhecimento comprova a importância do trabalho social realizado, que envolve a elaboração de políticas públicas sustentáveis.


ABRIG: Fale brevemente sobre seu case vencedor.


REPRESENTANTE DO ITAÚ UNIBANCO: O Itaú Unibanco, em parceria com a FA.VELA, produziu um programa de letramento e formação empreendedora contínua, conectando jovens, adultos e idosos a oportunidades e experiências de aprendizado. O objetivo é impulsionar a transformação digital de nano e pequenos empreendimentos e potencializar a conexão com pessoas ainda não integradas à comunidade empreendedora cocriada e gerenciada pelo FA.VELA.


O projeto consistiu em solucionar a baixa oferta e qualidade de educação empreendedora. O programa foi composto por três produtos: (i) AQUIÓ!: 12 podcasts sobre empreendedorismo, impacto social, gestão, finanças, comunicação e marketing, entre outros; (ii) JUNTÔ!: 3 aulas on-line transmitidas ao vivo e que ficaram abertas para posterior visualização, sobre gestão financeira, impacto social e branding: aprenda a fortalecer a identidade da sua marca; e (iii) SALVÔ!: 3 e-books sistematizando informações de temas trabalhados nos podcasts. São eles: “Diversidade nas organizações”, “Juventude e as perspectivas de trabalho” e “Precisamos falar sobre presença digital”.


Olhando para a abrangência do projeto, conseguimos atingir o nosso público-alvo, 70% dos cadastros foram realizados por mulheres, 83% se autodeclaram pretos ou pardos, 56% recebem de ½ a 2 salários-mínimos, 32% se identificam como LGBTQIA+ e 54% têm um empreendimento ativo e funcionando. O alcance também precisa ser destacado, por se tratar de projeto on-line, o alcance é estendido para todos o país, porém, houve concentração de comunicação em 12 estados brasileiros + Distrito Federal, distribuídos entre as cinco regiões do país, onde o FA.VELA está presente. São eles: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Alagoas, Pernambuco, Ceará, Pará, Amapá e também o Distrito Federal.


ABRIG: Como o trabalho que você inscreveu contribui para a sociedade e/ou para fortalecer a atividade de relações institucionais e governamentais?


REPRESENTANTE DO ITAÚ UNIBANCO: A divulgação do projeto FA.VELA foi realizada em parceria com algumas prefeituras. No Rio de Janeiro, foi feito um trabalho com a Secretaria Municipal da Juventude para divulgação do conteúdo e em Belo Horizonte, conversas com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania.


Essas ações conjuntas fortalecem o relacionamento público e privado e mostram a importância da atividade de RIG. Olhando para o impacto social do FA.VELA, o projeto foi muito além da elaboração de plano de negócio, promoveu o desenvolvimento das habilidades empreendedoras e de liderança para a criação de planos de vida, que resultem em transformações para os seus núcleos familiares e comunidades, e não apenas uma oportunidade de fazer “uma grana” a mais no fim do mês.

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Clique aqui para acessar a íntegra do case  FA.VELA.


case do Itaú Unibanco foi inscrito no Prêmio Marco Maciel 2022 por Jorge Lima, Relações Governamentais e Institucionais do banco.


** Os artigos/entrevistas publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista da Abrig.