Membro do Conselho Superior da Abrig lança livro sobre RIG

Com lançamento para breve, já está disponível para venda o novo livro de Antônio Augusto de Queiroz, sob o sugestivo título: RIG em três dimensões. O livro aborda as três principais dimensões da atividade de Relações Institucionais e Governamentais (RIG): 1) o monitoramento do Poder Legislativo ou o trabalho parlamentar; 2) a defesa de interesses perante os poderes públicos; e 3) a análise política e de conjuntura, que dá suporte à compreensão das duas dimensões anteriores.


O conteúdo está estruturado em quatro capítulos e foi editado em versão eletrônica e impressa. A primeira pode ser adquirida na Amazon.com e a segunda na sede da editora Diálogo Institucional (Endereço: Setor Bancário Sul, Edifício Seguradoras, Sala 401, Brasília/DF, telefones: (61) 3225-4268 ou (61) 98132-4272). Associados Abrig têm 10% de desconto ao adquirir o livro diretamente com a editora.


O primeiro capítulo tem por objetivo principal apresentar instrumentos para a capacitação de profissionais de relações institucionais e governamentais e representantes de interesses para o trabalho parlamentar, com dados, informações e análises sobre o funcionamento, o papel e a missão do Poder Legislativo, além de apontar ferramentas e estratégias de acompanhamento do processo decisório no Congresso Nacional.


O segundo capítulo apresenta os elementos para a formação de quadros para a defesa de interesses perante os poderes públicos, proporcionando uma visão abrangente do funcionamento do governo federal e de suas instituições, incluindo agências reguladoras, além de dicas, análises e informações sobre o processo decisório, suas regras e atores centrais.


O terceiro capítulo destina-se a orientar o profissional de RIG a fazer análise de conjuntura ou análise política, apresentando ferramentas e métodos que contribuam para compreender a realidade, identificar os interesses em jogo, montar um mapa de correlação de forças econômicas, políticas e sociais e definir táticas e estratégias de intervenção na realidade. Essa dimensão do trabalho de RIG tanto pode ser uma atividade específica ou exclusiva para os seus profissionais, quanto pode servir de suporte ao desempenho das duas outras dimensões: o trabalho parlamentar e a defesa de interesses perante os poderes públicos.


O quarto capítulo, por fim, traz uma síntese com as principais conclusões e recomendações sobre a atividade de RIG no Brasil, que começa a ser percebida como fundamental para a interação sadia entre os agentes econômicos e sociais e o Estado, contribuindo para o aperfeiçoamento das políticas públicas.


Trata-se de publicação original, que sistematiza as três dimensões do trabalho de RIG no Brasil. O livro, assim como os dois anteriores do autor – “Por dentro do processo decisório: como se fazem a leis” e “Por dentro do governo: como funciona a máquina pública” – traz uma visão ampla dos quatro componentes comuns das políticas públicas: 1) o institucional (autoridade formal); 2) o decisório (escolha política); 3) o comportamental (ação ou inação); e 4) o causal (efeitos sobre o sistema político). A obra aborda, especialmente, a importância das relações institucionais e governamentais para pessoas, empresas e organizações da sociedade civil, além de fornecer ferramentas para a promoção da defesa de interesses, explicando para que, como, onde e porque se relacionar com os poderes públicos.


Clique na imagem abaixo para ser redirecionado para o site de venda e adquira o seu exemplar.


** Os artigos/entrevistas publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista da Abrig.