A 2ª Conferência Internacional de Mulheres em Relações Institucionais e Governamentais (RIG) será realizada no dia 18 de fevereiro de 2025, das 13h às 18h, no Auditório Interlegis do Senado Federal. Promovida pela Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig), o evento é gratuito e aberto ao público. Nesta edição, o tema central será “Novos mercados em RIG: oportunidades no cenário regulamentado sob a perspectiva feminina”.
A conferência se consolidou como espaço essencial para fomentar o debate sobre a participação feminina em ambientes de poder, destacando desafios e conquistas no setor de RIG. De acordo com Noemi Araújo, coordenadora do Comitê Mulher da Abrig, a segunda edição pretende aprofundar o entendimento sobre as tendências de mercado sob o impacto da regulamentação da atividade, atualmente em discussão no Congresso Nacional. “Na primeira edição, dedicamos o debate às barreiras de gênero. Desta vez, queremos avaliar os avanços e explorar novos caminhos para a liderança feminina”, pontua.
A programação inclui paineis temáticos, como a análise dos resultados desde a última edição, tendências dos novos mercados em RIG e reflexões sobre as habilidades necessárias para alcançar cargos de liderança. Um dos marcos do evento será o lançamento do Guia Prático de Prevenção e Combate ao Assédio Moral e Sexual na Atividade de RIG, produzido pela Abrig.
Helga Franco, Head de Relações Governamentais Federal na Vale S.A., reforça a importância da equidade de gênero na construção de uma sociedade mais justa. Para ela, as lideranças femininas em cargos estratégicos são pilares fundamentais. “A presença de mulheres e de outros grupos em ambientes de poder se dá também por essa representação empresarial liderada pelos profissionais de RIG. Que possamos ocupar os espaços com profissionalismo, integridade e com voz amplificada para continuar abrindo caminhos melhores para futuras gerações”, afirma.
A conferência conta com o apoio da Procuradoria da Mulher do Senado Federal e de coletivos dedicados à equidade no setor, como o Dicas Mulheres em RIG, Pretas e Pretos em Relgov e a Associação Mulheres em Relgov. Embora o foco seja a experiência feminina, a organização encoraja a participação de homens para contribuir com um debate inclusivo e enriquecedor.
As inscrições para o evento estarão disponíveis pela plataforma Sympla.