“Tenho convicção de que a atividade de RIG é importantíssima”, afirma senador Izalci Lucas

Discutida há mais de 30 anos, a regulamentação da atividade de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) foi pauta de mais um evento da Abrig, o Café com Autoridade, que recebeu o senador Izalci Lucas (PSDB/DF), relator do projeto no Senado. O bate-papo, realizado em 29 de maio, em Brasília, contou também com a participação do deputado Lafayette de Andrada (Republicanos/MG), relator do PL 1202/2007, aprovado na Câmara na forma de substitutivo em 2022.

 

Os parlamentares trataram sobre a tramitação do projeto de lei e a importância da defesa de interesses legítimos para a democracia. “Tenho convicção de que a atividade de RIG é importantíssima, inclusive para moralizar e acabar com a discriminação da política”, assegurou Izalci. O senador declarou-se disponível para ouvir as partes interessadas na regulamentação e, para isso, está organizando duas audiências públicas. Sobre o substitutivo aprovado na Câmara, afirmou que será o ponto de partida para o seu relatório. “O texto é muito bom, vamos fazer apenas pequenos reparos na redação”. 

 

O deputado Lafayette acredita que o PL não enfrentará grandes dificuldades com o novo governo. “Muito em breve teremos uma boa lei aprovada!”, exclamou. A presidente da Abrig, Carolina Venuto, e o vice-presidente, Jean Castro, reforçaram a necessidade da regulamentação para a integridade na relação entre os setores público e privado e concordaram que o texto elaborado por Andrada é o melhor já apresentado. 

 

Durante o evento, a coordenadora do Comitê de Regulamentação da Abrig, Fabiany Moreira, provocou os parlamentares sobre a dificuldade de acesso dos agentes de RIG nas Casas do Congresso. “Não há como fazer políticas públicas efetivas se nós, profissionais de RIG, não pudermos circular dentro do Congresso e levar aos deputados e senadores o ponto de vista dos setores que representamos”, disse. 

 

O evento contou com a presença de membros do Executivo, do Conselho Superior da Abrig, da Diretoria da entidade e de diversos representantes de entidades privadas, além de veículos da imprensa.  


Veja mais fotos em: flickr.com/abrig 


Créditos: Daniel Estevão


** Os artigos/entrevistas publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista da Abrig.